terça-feira, 27 de abril de 2010

DENGUE EM BRAGANÇA PAULISTA

TEXTO INFORMATIVO DE NOSSA CIDADE


O número de casos positivos de dengue em Bragança Paulista continua a subir. A Divisão de Vigilância Epidemiológica está em alerta com esta situação há mais de 10 dias. “A população está sendo chamada à responsabilidade para junto com o Poder Público, impedir que o número de doentes continue a subir”, afirma Marcus Leme, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DIVE).

Segundo registros da DIVE, até esta sexta-feira, 16 de abril foram notificados 39 casos suspeitos, destes 16 são positivos para dengue. Do total de doentes seis foram importados e 10 autóctones, ou seja, doentes infectados na cidade. Entre os dez locais, seis estão no Bairro Santa Luzia, um na Vila Municipal, um no Bairro do Cruzeiro, um na Vila Bernadete e um no Jardim Santa Helena.

Na semana passada de 35 casos notificados 10 resultaram em casos positivos, dado que se comparado com os números anteriores indicam o aumento da doença na cidade.

A fêmea do Aedes aegypti, é a única transmissora da dengue. Segundo fontes científicas, ela pica em média 25 pessoas por dia, tem vida de aproximadamente 40 dias e deposita entre 300 a 400 ovos por dia. Estes ovos se depositados em ambiente favorável eclodem, caso contrário entram em estado de dormência por até 18 meses. O macho da espécie, ao contrário da fêmea que se alimenta de sangue e transmite a dengue, se alimenta de seiva vegetal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário